sábado, 10 de outubro de 2009

LUIS FERNANDO E AS MANGUEIRAS DE OUTUBRO 2009

Preparando-nos para a jornada de campo do dia 10 de Outubro de 2009. Meu tio Quim e meu primo Martins arrancam as pequenas mangueiras do viveiro feito há algum tempo, em sua casa.
Do viveiro para a viatura
Chegámos ao campo, no terreno da família na Pedreira, 1 km do Tomessa
Um método de transporte meio improvisado mas que funciona. As mangueiras vão à boleia de um pedaço de pano encontrado (sabe Deus como) no interior do Hyundai Santa Fé.
No terreno, a demonstração de que a agricultura dá efectivamente frutos. Uma mangueira carregadinha. Em Dezembro, mangas sumarentas, pois claro.
O cacho de banana que se desenvolve
A mandioqueira crescendo saudável
Assim até dá gosto levar com o sol forte de Outubro. É um misto de trabalho e prazer, num terreno onde agricultura e turismo se complementam
O campo preparado para receber sementes de mandioca, ginguba, mangueiras, etc

MInha irmã Filó e a filha Dina, empenhadíssimas
A pedra no meio da lavra. Beleza pura.
Eu fazendo o que tão ansiosamente aguardava: plantar mangueiras
Como já começou a chover, toca a plantar mangueiras. E não são mangueiras quaisquer, as super doces mangas da Cabala
Mais uma mangueira
As tias, sobrinhas, primas que ajudaram na lavoura. À direita, com a bebé ao colo, minha irmã Filó, uma entusiasta do campo como conheço poucas
Minha irmã cansadíssima. Minha sobrinha dorme, à sua direita meu sobrinho vê o tempo passar. Do lado de lá, minha tia Maria
Fim de jornada. Minha tia Maria, que trabalhou connosco o dia todo, inicia a marcha de regresso ao Tomessa.
Uma das mangueiras plantadas no dia de hoje, 10 de Outubro de 2009
Aqui fica o local onde crescerão, em paz, as minhas benditas mangueiras. Um lugar que me diz muito, pois cresci aqui até aos 6 anos.

Sem comentários: