sábado, 31 de julho de 2010

ANEMIA FALCIFORME, O QUE É?



É uma doença do sangue, hereditária e que deve o seu nome ao formato dos glóbulos vermelhos (hemácias), que no lugar de redondos se tornam semelhantes a foices. Só nasce uma criança com Anemia Falciforme quando o pai e a mãe contribuem com a hemoglobina S presente nos seus genes.
Onde existe?
A AF é comum em África, na América e Caraíbas, Europa mediterrânica, no Médio Oriente e na Índia.

Manifestações
Crises de dor frequentes, por vaso-oclusão
Hemoglobina baixa que obriga a transfusões sanguíneas constantes
Icterícia (olhos amarelados)
Osteomielite
Priaprismo
Acidente vascular encefálico, etc.

Tratamento
- Para cura, transplante de medula óssea, procedimento onde a existência de um doador compatível é incontornável. Maior sucesso em crianças, mas continuam os estudos e as pesquisas para transplantes com maior segurança.

- Para tratamento visando o alívio (não cura) usa-se hoje tendencialmente a hidroxyurea, um quimioterápico que entretanto levanta inquietações relativamente aos seus efeitos secundários. Tem ensaios feitos nos EUA mas ninguém está em condições de garantir, com exactidão, como actua no contexto de África, onde existem doenças que na América do Norte não se encontram, como a malária. O estado nutricional das crianças africanas, em tudo diferente ao dos petizes americanos, é outro dos pontos que conduzem a reticências.
- transfusões nos episódios exacerbados da anemia. Os pacientes com complicações graves, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) são submetidos a regimes regulares de transfusão sanguínea.

Cuidados especiais
Devem ser evitados os casamentos entre pessoas AS. Do mesmo modo que nos tempos actuais é fundamental o conhecimento prévio do estado serológico em atenção ao risco do HIV/SIDA, quem se prepara para constituir família deve saber se existe ou não de se gerar filhos com Anemia Falciforme.

Estatuto
Problema de saúde pública

Dia Mundial da AF
Celebra-se a 19 de Junho de cada ano o Dia Mundial da Anemia Falciforme. Foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2008.


Primeiro diagnóstico
Foi feito em 2010 (há cem anos) , no Presbyterian Hospital de Chicago, pelo cardiologista norte americano James Herrick, que depois publicou a observação. O paciente era Walter Clement Noel, nascido em Granada e bolseiro numa universidade de Chicago, do curso de Estomatologia.
Curiosidades

Lassana Diarra, jogador da selecção francesa de futebol, não jogou o Mundial da África do Sul por lhe ter sido diagnosticado Anemia Falciforme durante os treinos preparatórios nos Alpes Franceses. A decisão desencadeiou um debate: cautelas médicas ou um acto de descriminação genética?

Sem comentários: