domingo, 29 de junho de 2008

CLANDESTINOS NO PARAÍSO...visto por JORGE EURICO



Jorge Eurico «Várias histórias sobre a História de Angola»



(...) entre o exemplo de miúdas interesseiras e de homens “gastosos” está também no último romance (perdoem-me, mas confesso que não tenho o título na memória) do jornalista Luís Fernando.


Luís Fernando fala de miúdas que ao mínimo piropo, piscar de olho ou corte pedem logo que se alimente os seus telemóveis. “Se estás interessado, manda um saldo de USD 10. Se gostas de gostas de mim, manda um saldo de USD 20. Se me amas, manda um de USD 50 (sic)”.


Isto é a prova provada de que o ter sobrepõem-se ao ser e que as miúdas, nos tempos que correm que nem vento, não têm estado com meias medidas: ou tens, ou não tens. E quando não se tem, não se apanha nada! Elas, as miúdas (sem ofensa, porque nem todas são farinha do mesmo saco), estão tão interesseiras, tão interesseiras que nem macacas perante um cacho de banana. Agora compreendo porquê que o meu velho amigo e colega Nhuca Júnior (prefiro António Campos) inventou a teoria do “chique, cheque e choque”. Esta teoria, segundo ele, funciona com (quase) todas as miúdas. Sejam elas de nariz empinado e rabo rabugento que, muitas vezes, nos deixam de queixo caído ou quase a partir o pescoço quando passam por nós. “Chique, cheque e choque”.


Eu explico: o “chique” é aquele viabiliza, por meio de recepções, festas e outro tipo de convívios sociais e culturais, a entrada delas para o nosso (desnorteado e intelectualmente pobre) jet-set. O “cheque” é o que tem bolso para sustentar todas (e mais algumas) necessidades delas, tais como o cabeleireiro, a manicura, a pedicura, etc., etc. O “choque” é o que está para defende-las (com unhas e dentes) quando com qualquer tipo de problemas que exija alguém que os tenha no lugar. Cá por mim, já decidi. Nunca, apesar de ser mau dizer que desta água jamais beberei, serei “gastoso” para com ninguém. Ao meu bolso (furado, acrescente-se), nenhuma vai! Eu hein! Que Deus me livre e guarde… delas!


jorgeeurico@noticiaslusofonas.com 22.03.2006 Voltar
Ver Arquivo

Sem comentários: